Tabela unimed por idade 2023 sem carência.

Aproveite a Tabela unimed por idade 2023 sem carência.

Como funciona a carência ao contratar um plano de saúde Unimed?

Se você já consultou a tabela Unimed 2023 por idade, é normal ter o questionamento sobre a possibilidade de carência 0 para consultas e exames na contratação de algum plano de saúde. São vários fatores que você precisa considerar antes de contratar um plano de saúde.

Existem planos de saúde individuais, familiares e até empresariais. Em qualquer modalidade de plano de saúde, é preciso dar atenção à carência. Isso porque, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) tem regulamentos que todas as provedoras de saúde precisam seguir.

Para que você não tenha mais dúvidas sobre carência, continue lendo esse artigo. Ele foi criado justamente para tirar todos os seus questionamentos sobre carência 0 para consultas e exames.  

O que é carência em um plano de saúde?

Além de consultar a tabela Unimed 2023 por idade para escolher um plano de saúde ideal para você, também é importante entender o que é o período de carência em um plano de saúde.

Resumidamente, o período de carência é um tempo que você precisa esperar depois da contratação do plano de saúde para ter acesso a determinados serviços.

Essas informações precisam estar bem definidas no contrato de contratação de um plano de saúde. Cada plano de saúde tem um período de carência diferente para você ter acesso a determinados serviços. No entanto, a ANS estabeleceu um período máximo para carência, que todos os provedores de saúde devem seguir.

Entenda melhor qual é o período máximo de carência que um seguro pode aplicar para determinados serviços de saúde, incluindo se existe carência 0 para consultas e exames:

  • Casos de urgência e emergência (atendimento em prontos-socorros): carência máxima de 24 horas;
  • Casos de consultas e exames simples: carência máxima de 30 dias;
  • Casos de cirurgias e internações: carência máxima de 180 dias;
  • Casos de exames mais complexos: carência máxima de 180 dias;
  • Casos de partos: carência máxima de 300 dias;
  • Casos de doenças pré-existentes: carência máxima de 24 meses.

Nesse sentido, é existe a possibilidade de existir um plano de saúde com carência 0 para consultas e exames, no entanto, o período máximo que um plano de saúde pode delimitar uma carência para esses procedimentos é de 30 dias.

 Ou seja, 30 dias depois da contratação de seu novo plano de saúde da tabela Unimed 2023 por idade, já é obrigatório pela ANS que você tenha consultas e exames simples cobertos pelo plano de saúde contratado.

QUERO ENCONTRAR UM PLANO DE SAÚDE UNIMED COM UMA CARÊNCIA QUE ATENDA MINHAS NECESSIDADES!

Como funciona a carência em seu plano de saúde Unimed?

Agora que você já entendeu que consultar a tabela Unimed 2023 por idade é tão importante quanto averiguar no contrato sobre a carência de seu plano de saúde para determinados procedimentos médicos, entenda como funciona a carência em um plano de saúde.

  • Carência para urgências e emergências

A carência para tratamentos de urgências e emergências em atendimentos em prontos-socorros pode ter o período máximo de 24 horas, conforme exigido pela ANS.

Isso significa que um dia após você analisar a tabela Unimed 2023 por idade e contratar um plano de saúde Unimed, já será possível utilizá-lo em prontos-socorros em sua região de cobertura, seja na rede credenciada ou rede própria.

No entanto, há algumas ressalvas. Se você tiver um contrato de plano de saúde ambulatorial e no atendimento de emergência for necessário uma internação, você só poderá ficar internado apenas 12 horas depois do atendimento no pronto-socorro. Depois desse período, as despesas da internação ficarão por sua conta.  

No entanto, na modalidade de contratação de um plano de saúde hospitalar, após as primeiras 24 horas do contrato assinado, você também poderá ir ao pronto-socorro. Porém, você também estará sujeito à carência de internação de seu plano de saúde contratado, caso seja necessário.

  • Carência para parto

Para papais e mamães que pretendem engravidar em breve, é fundamental consultar a tabela Unimed 2023 por idade e também a possibilidade de carência 0 para consultas e exames em um plano de saúde familiar ou individual apenas para a futura mamãe.

Isso porque, em caso de contratação de um plano de saúde já grávida, a mulher terá de esperar no máximo 300 dias para ter cobertura no parto pelo plano de saúde contratado.

  • Carência para doenças preexistentes

Um dos maiores questionamentos sobre a carência 0 para consultas e exames está relacionada a doenças preexistentes.

As doenças preexistentes são comorbidades em que a pessoa foi diagnosticada antes de contratar o plano de saúde. A lista é muito grande, mas existem algumas doenças mais populares, como asma, bronquite, câncer, diabetes, hipertensão, infecções sexualmente transmissíveis, doenças cardiovasculares, entre outras comorbidades.

A maioria das provedoras de saúde não aceitam pessoas com comorbidades preexistentes. No entanto, pode ser praticada a CPT (Cobertura Parcial Temporária) que tem duração de 2 anos e é exclusiva para tratamento e procedimentos relacionados à doença preexistente.

Isso significa que, mesmo contratando um plano de saúde já diagnosticado com alguma comorbidade, é possível ter atendimento pelo plano de saúde ou aguardar 24 meses (máximo permitido pela ANS) para tratá-la.   

No entanto, você pode ter a dúvida sobre preencher ou não determinada doença preexistente na hora da contratação de seu plano de saúde. Saiba que não avisar o plano de saúde que você tem uma comorbidade é considerado fraude. Por isso, você deve listar sua doença preexistente.

QUERO SABER MAIS SOBRE AS CARÊNCIAS DOS PLANOS DE SAÚDE UNIMED!

E se você precisar de algum procedimento do plano de saúde dentro do período de sua carência?

Caso você seja afetado por alguma doença, 24 horas depois da contratação de seu plano de saúde, você poderá ir a um pronto-socorro para atendimento de urgência ou emergência.

Se você estiver no período de Cobertura Parcial Temporária por alguma comorbidade e seja necessário internação ou cirurgia que não esteja associada à doença preexistente declarada, você deverá arcar com as despesas da internação e/ou cirurgia até o período de carência terminar.

QUERO ENCONTRAR O MELHOR PLANO DE SAÚDE UNIMED PARA MIM!

Tabela de preços Unimed 2024

As melhores Tabela de preços Unimed 2024. Escolher um plano de saúde que demanda um período de pesquisas para entender qual opção mais se adequa

Leia mais »

Sumário

Olá visitante

R. João Cordeiro, 1078 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE, 60110-300

Seria um prazer em atender você

Telefone 85-986186345

e-mail: atendimento@conmsaude.com.br

© 2020 corretora de seguros em planos de saude.

Faça sua cotação
Tire suas duvidas
Fale com consultor!!
Sair da versão mobile